O que é um velório ?

No filme Dreamgirls a filha se dirigindo-se a mãe, pergunta:  O que é um velório ?

A partir desse momento parei de prestar atenção no filme para pensar exatamente o que significa um velório e se nos dias atuais ainda faria algum sentido.

Em geral, os velórios são aquelas cerimônias onde um grupo ou grupos de pessoas se reunem para prestar as devidas homenagens a quem morreu. Mais do que isso, é um momento de solidariedade entre familiares e amigos.

É a partir do velório também que algo interno e muito pessoal se transforma entre receber, absorver e assimilar a notícia há um longo percurso que muitas vezes tem seu ápice no encontro com o corpo morto. Quantas vezes custamos a acreditar que alguém morreu ? As vezes somos pegos tão de surpresa que outra realidade se impõe e nos custa acreditar que alguém tenha partido. 

Não me acostumo com a ideia de velórios rápidos que se dão pela urgência em acabar com o cerimonial, como se com ele a dor também fosse passar. Sempre entendi que a morte suspendia todos os outros atos da vida para que pudéssemos viver o luto de maneira adequada. 

Também me estranha quando velórios são fechados  sem que a família e amigos tenham a possibilidade de guardar o seu morto durante a noite pois não há segurança nos cemitérios. Pode parecer pouco, mas há muitos relatos de pessoas que tinham que fechar a sala e voltar no dia seguinte pois o poder público não poderia garantir a segurança de quem estava ali.  

Há famílias em que pessoas foram retiradas e desapareceram e não tiveram a oportunidade de honrar a vida daquele ente. Restou somente uma certidão de óbito dada pelo Estado, sem um corpo. 

O velório é a possibilidade do grupo se preparar para guardar o luto e por quanto tempo, a medida que precisa assimilar o que significa aquela ausência que passará a ser sentida. 

velorio

Imagem: Acervo pessoal

Por que há pressa ? Por que não velar ? Por que imaginar que aquele que deu alegria precisaria desaparecer tão rapidamente ?

Fico pensando em tudo isso e continuo concordando com a resposta dada pela mãe à filha no filme:

Velório, é quando os amigos compartilham o amor por alguém que se foi…

 

2 comentários em “O que é um velório ?

Adicione o seu

  1. Quando eu era pequena, as histórias de pessoas que foram enterradas vivas me assombravam. Pessoas dadas como mortas, que acordavam enterradas e morriam.
    Cresci achando que velórios tinham a função de se certificar, durante todas aquelas horas, que o defunto estava mesmo morto.
    Hoje acho também, uma despedida necessária.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: