Os Elefantes

Saí em férias com peso na consciência. Na correria, acabei não escrevendo um texto para este blog.

De qualquer forma pensei que pelo local não seria possível em razão do pouco acesso a rede de internet.

Estou no Kenya, na Reserva de Averdaro, no mesmo hotel onde Elizabeth II entrou princesa e saiu rainha. Um hotel bastante atípico em relação aos que costumo me hospedar quando viajo.

Com a diferença de 6 horas em relação ao Brasil, a noite caiu e estava tranquilamente lendo um dos contos de ‘No pescoço’ da Chimamanda, quando ouço um barulho vindo do lado de fora. Na hora pensei que eram o búfalos que vi durante o dia e passearam o tempo todo pela reserva, mas fui surpreendido. Eram elefantes.

Elefantes são animais instigantes. Chamam atenção pelo tamanho, pela aparente docilidade e pelo fato de serem tão dados a rotina familiar. Andam juntos, comem juntos e morrem juntos.

Alguns acreditam que animais intuem a morte de membros da sua matilha, manada ou bando. Outros desacreditam, como Phillipe Àries e Norbert Elias.

No entanto, há relatos de que elefantes não só pressentem como são capazes de reconhecer membros da sua manada mesmo após anos separados. Li isso em ‘Uma história social do morrer’, do medico Allan Kehellear, que escreveu a respeito.

Fato é que a morte está entre os animais e alguns choram a perda de membros do seu grupo, como alguns tipos de macacos. O que prova que a morte perpassa o entendimento humano e independe dessa condição para que seja sentida, como provam os animais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: